terça-feira, 2 de setembro de 2008

BRAZIL COM Z (CRÔNICAS) CANTANDO NA AVENIDA DA MORTE




Ao som do motor dos carros na conhecida Avenida da Morte, andávamos alheios aos perigos. Dizem que Deus protege os bêbados, os loucos e as crianças, esqueceram de mencionar, sobretudo a nós, adolescentes. E seguimos cantando: Nós somos jovens / Jovens, jovens / Somos o exército do surf / Sempre a cantar / (sempre a cantar) / Vamos deslizar / (vamos deslizar) / E quem não souber / (e quem não souber) / Eu vou ensinar / Vou dizer porque / (vou dizer porque) / Amo tanto o mar / (amo tanto o mar) / Balançando assim / Você junto a mim / Vivo a cantar. Essa não é uma música de nossa geração. No animado grupo de três pessoas constam: Bia, filha de uma headbanger, Julinho, filho de um surfista aposentado, e que hoje comercializa pranchas no fundo do quintal de sua casa, e Sidarta, fruto da legítima Rainha da Casa de Sol de Arembebe, na Bahia em meados dos anos 70. Herdamos esta canção das lembranças e vivências de nossos pais.
Um dia enquanto brincávamos de verdade ou conseqüência, paramos o jogo e questionamos a nossa geração: se não há a famigerada ditadura militar aterrorizando nossos destinos e se não há restrição à leitura, música, programas de TV e à cultura, então porque parte nossa geração é tão violenta e alienada? Especulamos sobre toda a teoria de psicólogos de areia de praia que nos ocorreu. A nenhuma conclusão chegamos. Só sabíamos que éramos três com ilusões, cismas e procurávamos confusos a chave desse imenso enigma que se chama vida. A vida, esse mistério terrível, nada mais é que um terrível vício.



Byazinha Frusca

7 comentários:

marcio mc disse...

Não podemos esperar muito de uma nação viciada em telenovelas e que ouve música sem nenhuma expressão cultural...

Ana Beatriz Frusca disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Klatuu o embuçado disse...

A Bia bem merece ser acarinhada e incentivada... é com jovens como ela que todos vós podereis contar para salvar o Brasil.

Abraço.

Ana Beatriz Frusca disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
marcio mc disse...

Concordo com o Klatuu...O nosso pais
tem sede...Sede de livros,boas musicas.Nós estamos bem servidos,mas a população?...

Luciano Fraga disse...

Márcio, grandiosa presença neste blog, Biazinha, com um texto de excelente qualidade. Breve ela deverá aparecer em outras paragens. Tenho um amigo que costuma perguntar:"coração tá batendo?". Sucesso, abraço.

pianistaboxeador21 disse...

Pô Márcio. venho aqui hj pra retribuir a visita. valeu cara. Tb vou te lincar no meu blog. Eu conheço o texto da Bya. Muito bom.
Abração e uma boa semana.

Inté,

Daniel